Opinião: Paraná Pesquisas: ACM Neto ganha fôlego para negociar com aliados e Jerônimo deveria acender alerta
Foto: Reprodução / Mídias Sociais
Por Fernando Duarte
O levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário eleitoral de 2026 acende um alerta para o governo de Jerônimo Rodrigues (PT) ao tempo em que reaquece o entorno de ACM Neto (União). Porém, faltando tanto tempo para as urnas, as leituras precisam ser feitas com bastante cautela. Especialmente quando uma confluência de fatores, a exemplo da configuração da disputa presidencial, pode afetar diretamente qualquer uma das candidaturas a governador no próximo ano.
O principal ponto de reflexão para Jerônimo não é o resultado das intenções de voto nos cenários espontâneo ou estimulado. É a avaliação do governo, que mostra uma tendência à desaprovação – apesar de tecnicamente os percentuais estarem muito próximos. Após ultrapassar a metade do mandato, o governador ainda não tem uma marca para chamar de sua e, quando fala sobre as próprias realizações, repete projetos e programas criados pelo antecessor, Rui Costa.
Além disso, Jerônimo enfrenta desafios em áreas delicadas, como a segurança pública, e lida com o grande eleitor, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em baixa no cenário nacional e estadual. Como a economia não anda nos melhores momentos, é possível que o tema impacte negativamente no pleito do próximo e uma eventual refração a Lula traria um efeito cascata para a reeleição do governador. São fatores assim que precisam ser levados em consideração pelo entorno de Jerônimo.
Fonte: Bahia Notícias.
Comentários